DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA (DHIST)
Secretaria
Apresentação
Apresentação
O Departamento de História (DHIST) atende os Cursos de Graduação em História e em Ciências Sociais, além dos Programas de Pós-Graduação em História, em nível de mestrado e doutorado, e Patrimônio Cultural, em nível de mestrado. Os/as docentes lotados/as no DHIST acreditam na indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como priorizam a internacionalização, participando, por exemplo, do convênio da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM).
Os/as docentes inserem-se dentro de três grandes linhas de pesquisa: Fronteira, Política e Sociedade, Cultura, Migrações e Trabalho, e Memória e Patrimônio. Individualmente ou em parcerias com outros/as pesquisadores/as, atuam em diversos projetos de pesquisa, extensão e núcleos de estudos, destacando-se o Grupo de pesquisa em História Medieval e Renascentista (VIRTÙ); o Grupo de pesquisa em História Platina: Sociedade, Poder e Instituições; o Grupo de pesquisa em Horizontes Atlânticos; o Grupo de estudos sobre a Ibero-américa moderna; o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA). Além do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação, há também o Núcleo de Pesquisa em Arqueologia, o Núcleo de Pesquisa em História e Saúde, o Núcleo de Pesquisa em História da América, o Núcleo de Pesquisa em História e Literatura, o Núcleo de Cinema, o Núcleo de Pesquisa em História e Movimentos Sociais no Brasil, o Núcleo de Pesquisa em Educação e Memória, o Núcleo de Documentação Histórica, o Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória (NEP) e o Laboratório de Ensino de História (LEH), que abriga material didático que pode ser utilizado pelos/as alunos/as para o desenvolvimento de suas atividades práticas, nas aulas de estágio curricular e nas atividades dos programas de iniciação à docência. No acervo do LEH há mapas, livros didáticos e filmes.
Ainda, no sentido de melhor conhecer e valorizar a região central, projetos vêm se destacando ao estudar a cidade de Santa Maria, a sua formação histórica, as suas regiões fronteiriças, a Quarta Colônia de Imigração Italiana, o projeto estratégico do geoparque, as Missões Jesuíticas, o espaço da Bacia Platina, de modo a se ter um arcabouço histórico que permita melhor compreender a sociedade, dentro do contexto brasileiro e latino-americano.
Pensando no interesse do/da acadêmico e na sociedade, foi criado o curso de História, com formação em licenciatura, que preza pela qualidade na docência, pelo pleno domínio do conhecimento histórico e das práticas pedagógicas do magistério em todos os níveis de ensino, formais e não formais. Especialmente na licenciatura, os/as docentes também participam da Plataforma Freire para a formação de profissionais que atuam na rede. Já o bacharelado, além da pesquisa, foi criado para atender as demandas de trabalho nas instituições e nos órgãos públicos e privados, como, por exemplo, museus, arquivos, institutos de cultura, turismo e veículos de comunicação. Ambos, entretanto, possuem professores/as que se dedicam não só às disciplinas do currículo fixo, quanto à formação complementar e interdisciplinar, delineando, assim, o perfil de um/uma profissional qualificado/a e consciente de seus deveres e direitos enquanto cidadão/cidadã. Portanto, visam uma formação crítica, reflexiva e atualizada, atentos às diferenças, à multiplicidade, numa perspectiva histórica integradora, sobressaindo, dessa forma, o caráter transformador.